sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sofisticação das grandes adegas chega a Teixeira de Freitas


Os amantes da boa culinária têm agora mais um motivo para ficarem entusiasmados. O restaurante Chef Mario inaugurado em maio deste ano em Teixeira de Freitas, criou um novo espaço voltado para os enólogos e apreciadores de um bom vinho. A inauguração da adega aconteceu no dia 16 de setembro, com participação do especialista em vinhos e diretor da Casas Valduga, João Valduga.

Durante a inauguração o enólogo fez uma exposição sobre os vinhos e suas particularidades, falando da produção, dos tipos, dos sabores, dos cuidados para guardá-los, até a cultura das uvas. Valduga também treinou sommeliers da casa, agora responsáveis por indicar vinhos aos convidados.

A adega fica anexa ao próprio restaurante e os vinhos estão acomodados em casas de madeiras e em um ambiente climatizado. Dentre as opções de vinhos, estarão os chilenos, argentinos, portugueses e outras marcas especiais. Além da adega, uma delicatessen, com produtos típicos italianos, funcionará no mesmo espaço. O vinho poderá ser retirado pelo próprio consumidor que poderá fazer as refeições na adega.

A proprietária do Chef Mario, Tânia Bendende, explica que a iniciativa em expandir para esse segmento partiu do Mario, que é um grande apreciador de vinhos. Ainda segundo Tânia a adega é algo positivo não só economicamente, “estamos oferecendo algo que apreciamos e ter uma adega em nosso estabelecimento é algo maravilhoso”, ressalta.

João Valduga destacou a visão empreendedora de Mario e falou sobre a importância do vinho, “o vinho representa acima de tudo qualidade de vida e na visão empreendedora agrega valores”, afirmou.




João Valduga

Filho de Luiz Valduga fundador da famosa marca, João Valduga acompanhou in loco a evolução da vinícola desde os processos artesanais, até os dias de hoje, com utilização das mais modernas tecnologias na elaboração de alguns dos mais apreciados e premiados vinhos nacionais.
Enólogo formado pela Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek, sua formação técnica inclui trabalho de 23 anos como pesquisador da Embrapa na área vitícola e enológica. Bacharel em Economia, atualmente, João Valduga desempenha as funções de Diretor Técnico da Casa Valduga.

Tradição

No final do século 19, a família Valduga chegou ao Brasil, vinda da cidade de Rovereto, na Itália, em 1875, e logo cultivaram os primeiros parreirais em meio ao Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

Três gerações depois, os investimentos em qualidade e tecnologia cresceram e os prêmios multiplicaram-se pelo mundo. A marca que leva o nome da família transformou-se em símbolo e padrão de excelência.

Hoje, a vinícola é comandada pelos irmãos Erielso, Juarez e João Valduga, que continuam a transmitir a paixão pelo vinho a seus descendentes.
Texto e fotos João Pereira

0 comentários:

Postar um comentário